Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

MARÉ FAVORÁVEL

Tilapicultura registra melhor série histórica de crescimento de uma proteína no Brasil

Valor Bruto de Produção é estimado em R$ 6,6 bilhões por ano, com crescimento anual superior a 10%

tilápia tilapicultura
Foto: PeixeBR

A tilápia ganhou espaço no mercado internacional e se consolidou como a única espécie de peixe com status de commodity global. Atualmente, mais de 140 países comercializam a proteína animal.

De acordo com Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), o Brasil é hoje o terceiro maior exportador de tilápia para os Estados Unidos e deve registrar em 2025 um dos melhores desempenhos de sua história no comércio exterior.

Para o presidente da entidade, Francisco Medeiros, essa performance é impulsionada por uma série de fatores. “A tilápia é um peixe de sabor suave, preparo fácil e alto valor nutricional, o que contribui para sua aceitação mundial.”

Somado a isso, os recursos hídricos, clima propício, disponibilidade de insumos e, principalmente, empreendedores especializados em outras commodities contribuíram para a expansão da atividade no mercado brasileiro.

VBP da tilapicultura

No país, a Região Sul larga na frente na produção nacional, impulsionada pela concentração de empresas avícolas e adoção de sistema de integração.

De acordo com Medeiros, outro fator estratégico é a eticidade — que, quando bem manejada, eleva significativamente os índices de produtividade e pode facilmente ser incorporada à realidade das pequenas propriedades.

“Em números, o Valor Bruto de Produção (VBP) é estimado em R$ 6,6 bilhões por ano. Nos últimos 11, a tilapicultura cresceu mais de 10% ao ano, registrando a melhor série histórica de uma proteína no Brasil”, destaca.

Segundo ele, essa popularização favoreceu o desenvolvimento tecnológico em todas as etapas da cadeia, desde a genética e produção de vacinas até rações e equipamentos de processamento.

Para 2025, a expectativa é de crescimento contínuo, mesmo diante de oscilações no poder de compra e nos custos de insumos. “Temos um ambiente favorável, com geração de negócios em toda a cadeia produtiva. A tilápia continuará avançando nos próximos cinco anos, com destaque para as exportações e para o fortalecimento do mercado interno”, conclui Medeiros.

Sair da versão mobile