Brasília

Lula desembarca em Brasília para negociar PEC da transição

O presidente eleito voltou à capital federal para dar prosseguimento à tramitação da PEC da transição

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desembarcou no último domingo (27) em Brasília, e deve passar a semana na capital federal, para dar continuidade aos trabalhos da transição de governo, destravar as negociações políticas no Congresso Nacional e dar início à tramitação da PEC da transição. Lula chegou a Brasília acompanhado da futura primeira-dama, Janja da Silva, e do ex-ministro Fernando Haddad (PT). 

A vinda de Lula para Brasília estava prevista para a semana passada, mas teve de ser adiada por conta do tratamento pós-operatório ao qual o presidente eleito foi submetido em São Paulo. Antes disso, o presidente eleito viajou — também acompanhado de Haddad — para o Egito, para participar da Conferência do Clima (COP 27), e para Portugal, onde se reuniu com o presidente e o primeiro-ministro do país.

Brasil deve alcançar superprodução de mel em 2022

Expectativas da PEC 

A expectativa de aliados é de que a chegada de Lula à capital federal possa ajudar a reorganizar a articulação política e destravar as negociações para dar início à tramitação da chamada PEC da transição.

A equipe de Lula tem pressa em aprovar a PEC no Congresso, mas vem enfrentando dificuldades. A apresentação do texto já foi adiada mais de uma vez devido à falta de acordo entre líderes na Câmara e no Senado.

Os principais pontos de discordância são o prazo de vigência e o valor que ficaria fora do teto.

O relator-geral do orçamento de 2023 e vice-líder do MDB no Senado, Marcelo Castro, informou que vai protocolar a PEC até esta terça-feira (29). O texto precisa ser aprovado tanto no Senado quanto na Câmara dos deputados até 10 de dezembro.

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.