Anel da Soja entra em obras na Bahia | Canal Rural

Anel da Soja entra em obras na Bahia

Rodovia BA-459 é um dos principais corredores de escoamento da produção do oeste do estado; obras incluem pavimentação e revitalização

Fonte: Rafael Walendorff/Canal Rural

rodovia BA-459, o Anel da Soja, entrou em obras nesta quarta, dia 3, depois de 10 anos sem manutenção. O trecho é um dos principais corredores viários para o escoamento da produção agrícola do oeste da Bahia. Pela rodovia passam, principalmente, soja, milho, feijão e algodão.

Em nota, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) diz que a obra inclui a pavimentação de 25 quilômetros e a revitalização de outros 20 quilômetros, por meio de operação tapa-buraco, além de serviços de limpeza de acostamento (roçagem) e reposição da sinalização horizontal e vertical (pintura no solo e placas). O trabalho é uma parceria da Aiba com o governo do estado. 

Os produtores arcarão com R$ 2 milhões, por meio do Programa de Desenvolvimento do Agronegócio (Prodeagro) – fundo criado pelos produtores rurais e que é destinado a obras de infraestrutura e logística, e a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) outros R$ 5 milhões.

“Criamos um fundo para ajudar o governo na recuperação das estradas, pois estamos cientes da crise que o país atravessa, inviabilizando o estado de resolver tudo, ainda mais na Bahia, que tem extensão territorial imensa e uma das maiores malhas viárias do país”, disse o presidente da Aiba e do Prodeagro, Júlio Cézar Busato.

A entidade diz que o Anel da Soja registra um tráfego intenso de veículos de carga, com fluxo diário de cerca de 1.018 veículos pesados, conforme dados oficiais da Superintendência de Infraestrutura de Transporte (SIT). 

Sair da versão mobile