Com possibilidade de geada, saiba como fica o tempo no fim de semana Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Com possibilidade de geada, saiba como fica o tempo no fim de semana

A massa polar atua sobre a região Sudeste, em especial São Paulo e Minas Gerais

O último fim de semana de julho será de tempo estável em toda a região Sul. Sob influência da massa polar, as temperaturas serão baixas e a sensação de frio predominará durante todo os dias. É alta a possibilidade de ocorrência de geada ampla entre a Campanha Gaúcha e o centro-sul do Paraná. O mar continua agitado.

A massa polar atua sobre a região Sudeste — em especial São Paulo e Minas Gerais —, as temperaturas diminuem e o tempo firme volta a predominar. Apesar do resfriamento, não há previsão de geada para a região. A incursão dos ventos causada pelo deslocamento do sistema de baixa pressão deixa o tempo instável e com chuvas no Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, mas sem volumes expressivos. Durante a tarde, o tempo volta a ficar firme.

No Centro-Oeste, o calor dá uma trégua e o friozinho predomina durante a manhã, mas já na parte da tarde as temperaturas se elevam, principalmente no norte de Mato Grosso e Goiás. Apesar da presença de algumas nuvens, não chove. Os índices de umidade relativa seguem abaixo de 20%, exceto na região de Cuiabá e em Mato Grosso do Sul, onde a circulação dos ventos favorece a entrada de umidade.

Geada no Sul; chuva no Nordeste

chuvas - rio grande do sul
Foto: Reprodução/Canva

No Nordeste, chuva acompanhada de trovoadas atinge grande parte do Piauí, Maranhão e todo o litoral da Bahia. No interior da região, o tempo seco continua atuando, as temperaturas são elevadas e há alertas para possíveis focos de queimadas. Por fim, no Norte do país, a chuva permanece concentrada do norte do Acre até o Pará, sendo acompanhada de trovoadas e ficando concentrada durante a tarde. Sol e calor nas demais áreas.

Previsão para agosto

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Até o fim de agosto as chuvas ficam concentradas nos extremos do Brasil, sobretudo no Norte, entre o Amazonas e o noroeste do Pará, que devem ter anomalias positivas de chuva. Em Mato Grosso do Sul e no Paraná devem ocorrer chuvas mais regulares ao longo do mês. Já na região central do país, pouca chuva é esperada. Em grande parte do Brasil Central não há previsão de desvio significativo das chuvas.

No Sudeste, as chuvas devem ficar um pouco acima da média na divisa de São Paulo com o Paraná, sul e leste paulista, Rio de Janeiro e Espírito Santo. As temperaturas ficam amenas em parte do sul e leste de São Paulo, na Zona da Mata mineira e em parte do estado do Rio de Janeiro.

Por outro lado, em grande parte do país elas já começam a entrar em elevação. Com o calor aumentando em Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul e em Goiás e também no sul do Amazonas, em Rondônia e sul do Pará. Todas essas áreas têm previsão para ondas de calor no mês de agosto especialmente, na segunda metade do mês.

Leia também:

+ Estiagem no Rio Grande do Sul afetou até culturas irrigadas
+ CMN prolonga linhas de crédito para agricultores afetados por chuvas no Nordeste
+ Mês é marcado por recordes de calor no Brasil

Sair da versão mobile