'Fomos omissos em relação ao marco temporal', diz Soraya Thronicke sobre Poder Legislativo Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ENTREVISTA

'Fomos omissos em relação ao marco temporal', diz Soraya Thronicke sobre Poder Legislativo

Soraya Thronicke reconheceu que a demora do Poder Legislativo em tomar decisões sobre o assunto contribuiu para a judicialização do marco temporal

Soraya Thronicke, marco temporal
Foto: Agência Senado

A senadora Soraya Thronicke (União-MS), relatora do projeto que institui o marco temporal para a demarcação de terras indígenas na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), disse que faltou ação do Poder Legislativo em relação ao tema.

“O projeto está em tramitação há mais de 15 anos. Quem tem que decidir é o Poder Legislativo. Por causa da nossa omissão, o Poder Judiciário está decidindo. Nós fomos omissos”, disse.

Thronicke mencionou que, quando relatava o projeto, procurou estabelecer um diálogo aberto com o Poder Executivo e destacou a intenção do governo federal de apoiar a indenização não apenas das benfeitorias, mas também da terra nua.

Ela explicou que o projeto de lei foi analisado e deliberado rapidamente na CRA, mas que o texto encontrou obstáculos ao chegar à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A senadora abordou a questão da judicialização, esclarecendo que o Poder Judiciário age em resposta a processos judiciais apresentados pela população.

Ela reconheceu que a demora do Poder Legislativo em tomar decisões sobre o assunto contribuiu para a judicialização.

No que diz respeito à constitucionalidade do marco temporal, a senadora expressou seu apoio à medida, argumentando que ela está alinhada com a Constituição.

Ela afirmou que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no caso da Raposa Serra do Sol confirmou a validade do marco temporal.

Sair da versão mobile