A partir de quinta-feira (8) a chuva dará uma trégua na região Sul, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul. Nessas localidades, as temperaturas devem subir bastante. “Os termômetros vão disparar no centro e no sul do país”, informa Desirée Brandt, meteorologista da Climatempo.
As temperaturas elevadas, no entanto, vão durar pouco. A previsão do tempo indica para a chegada de mais uma frente fria, a começar pelo Rio Grande do Sul, onde chuvas já são aguardadas para sexta-feira (9).
O frio, avisa Desirée, não ficará restrito ao Rio Grande do Sul. Tal condição climática. No decorrer do próximo fim de semana, a frente fria passará pelos três maiores estados do Brasil em população: São Paulo, Minas Gerais (sul mineiro) e Rio de Janeiro. E deve chover, mas nem tanto.
“A expectativa é de uma frente fria muito costeira. Ela vai provocar acumulados não tão elevados e apenas na faixa leste do estado de São Paulo [deve ser mais impactada]”, afirma a meteorologista.
Frente fria x tempo seco
No interior do Brasil, o tempo segue seco, o que favorece a qualidade das fibras secas de algodão e secagem natural do milho, além de maturação e colheita do trigo, do café, da cana-de-açúcar e do milho segunda safra.
“Essa condição de tempo firme favorece essas principais atividades em campo no Centro do Brasil. Por outro lado, diminui a umidade do solo, afetando áreas de pastagens e a presença dos riscos de incêndios, que aumenta cada vez mais enquanto não chover na região”, alerta Desirée Brandt.
Geadas na próxima semana
Com a passagem de mais uma frente fria, as temperaturas devem, todavia, cair bruscamente. Consequentemente, há previsão para formação de geadas no próximo domingo (11) em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo devem ter a incursão do ar frio no início da semana que vem, mas, por ora, sem a possibilidade de gear.