ARAGUARI

Funcionário de frigorífico é preso por furtar cálculos biliares de boi em Minas Gerais

Material, também conhecido como pedras de fel, tem alto valor no mercado internacional

Polícia Militar de Minas Gerais
Polícia Militar de Minas Gerais

Um funcionário de um frigorífico foi preso em Araguari (MG) suspeito de furtar pedras de fel bovino, conhecidas como cálculos biliares. O material apreendido está avaliado em cerca de R$ 78,3 mil.

De acordo com a Polícia Militar (PM), o homem de 38 anos foi flagrado por colegas de trabalho no momento em que tentava descartar parte do produto furtado. A prisão ocorreu na última sexta-feira (22).

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Ainda segundo a PM, o funcionário já praticava o crime de forma recorrente, revendendo os cálculos para receptadores da cidade. Ele foi encaminhado à delegacia e permaneceu preso. As pedras apreendidas foram devolvidas à empresa.

Produto valorizado

Os cálculos biliares bovinos são formados na vesícula dos animais e possuem alto valor no mercado internacional. Eles são utilizados, por exemplo, na fabricação de medicamentos e até para induzir a formação de pérolas em ostras.

Durante o processo de abate, as vesículas biliares são retiradas, a bile é filtrada e, quando identificadas, as pedras passam por limpeza e secagem. O valor comercial varia conforme tamanho, formato e cor, o que pode tornar algumas delas especialmente valiosas.