Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

LUTO

Morre ícone da pecuária brasileira, pioneiro da raça santa gertrudis

Pecuarista Carson Z. Geld deixa legado histórico, com ações que marcaram o desenvolvimento da raça, como a criação do tradicional Concurso Novilha e Touro do Futuro

Carson Geld e seu filho Kenneth
Foto: acervo pessoal

Morreu no início desta semana o pecuarista Carson Z. Geld, um dos principais promotores da raça bovina santa gertrudis no Brasil. Nascido nos Estados Unidos, chegou muito jovem ao Brasil, onde formou a Fazenda Pau D’Alho, em Tietê (SP), um dos mais tradicionais criatórios da raça. Reconhecido nacionalmente por sua atuação pioneira na pecuária, Geld foi fundamental para a consolidação do santa gertrudis no país.

O falecimento, na madrugada do último domingo (8), interrompe uma trajetória marcada pela inovação genética e promoção de práticas modernas de seleção.

Carson Geld atuou intensamente na Associação Brasileira dos Criadores de Santa Gertrudis (ABSG), iniciativa que incluiu a fundação do “Concurso Novilha e Touro do Futuro”. O evento se destacou por incentivar critérios técnicos rigorosos na escolha genética dos animais, melhorando a qualidade do rebanho nacional.

A santa gertrudis é uma raça sintética, desenvolvida nos Estados Unidos e introduzida no Brasil na década de 1960. Ela combina características dos zebuínos com a habilidade de produzir carne de qualidade em clima tropical, com rusticidade, precocidade sexual e bom ganho de peso. Geld atuou ativamente nesse aprimoramento nacional, inclusive por meio da importação de sêmen e embriões de linhagens internacionais, somando décadas de seleção.

Chamado por membros do segmento de “ícone da pecuária”, Geld deixou como legado a presença da raça em sistemas extensivos Brasil afora.

Sair da versão mobile