Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

VIRADA NO TEMPO

Passagem de frente fria temperaturas caírem no país, veja a previsão do tempo

Instabilidades se espalham pelo país com chuva forte no Sul e pancadas isoladas no Sudeste

tempo, clima, previsão, nuvem - tempo nublado
Foto: Pixabay

A terça-feira (7) será marcada por mudanças no tempo em várias regiões do país, com chuva forte no Sul, aumento da nebulosidade no Sudeste e queda de temperatura em áreas do Centro-Oeste.

No Sul do Brasil, a circulação de umidade e perturbações na atmosfera mantêm o tempo instável entre Paraná e Santa Catarina. Logo nas primeiras horas do dia, núcleos de chuva ganham força e se espalham, provocando pancadas fortes acompanhadas de raios e ventos. Em Curitiba, o céu deve ficar encoberto durante todo o dia, com risco de alagamentos e enxurradas.

Em Santa Catarina, a chuva perde força ao longo da manhã. Já no Rio Grande do Sul, as precipitações se concentram entre a madrugada e a manhã, especialmente no norte e na serra, mas o tempo abre à tarde com o avanço de uma massa de ar polar, que derruba as temperaturas e pode provocar geada nas áreas mais altas.

Enquanto no Sudeste, a frente fria alcança o litoral paulista e muda o tempo em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O dia será marcado por chuva isolada e moderada em partes do interior paulista, com maior intensidade no litoral, onde os volumes podem ser mais altos. No centro-norte de São Paulo, o sol ainda predomina e o calor segue intenso, com chance de pancadas rápidas no fim do dia.

No Rio de Janeiro e em áreas do sul e da Zona da Mata de Minas Gerais, há previsão de pancadas a partir da tarde. No Espírito Santo, a umidade do oceano pode provocar chuva leve em cidades do litoral.

Já Centro-Oeste, a aproximação da frente fria traz instabilidades para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com pancadas localmente fortes, raios e rajadas de vento — especialmente no nordeste sul-mato-grossense e no sul de Goiás. No Distrito Federal e em parte de Goiás, o tempo continua firme e quente, com umidade do ar em níveis críticos. Os ventos de sul começam a soprar e amenizam o calor em parte do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso.

No Nordeste, os ventos úmidos mantêm a chuva na faixa litorânea, sobretudo no litoral da Bahia, enquanto o interior segue seco e muito quente, com baixa umidade e risco para queimadas.

E no Norte do país, o calor e a umidade favorecem pancadas de chuva frequentes entre Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, que podem vir acompanhadas de temporais localizados. O noroeste do Pará também tem previsão de chuva forte, enquanto Tocantins segue com tempo firme e seco.

Sair da versão mobile