Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ALTA TOXICIDADE

Polícia apreende 120 litros de defensivo proibido no Brasil desde 2017

Produto confiscado pela PRF tem o carbofurano como princípio ativo, substância vetada pela Anvisa há oito anos

apreensão defensivo proibido
Foto: Divulgação PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na terça-feira passada (6), uma carga com 120 litros de defensivo agrícola proibido no Brasil desde 2017. A ação ocorreu durante fiscalização no Km 486 da BR-116, no município de Cajati, interior de São Paulo.

O produto foi localizado durante abordagem a um veículo utilitário que seguia viagem com documentação irregular. Ao inspecionar a carga transportada, os policiais encontraram seis caixas com Furadan 350 SC, que tem como princípio ativo o carbofurano.

A substância é vetada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme Resolução nº 185/2017, devido à sua alta toxicidade e potencial de causar sérios danos à saúde humana e ao meio ambiente.

De acordo com os agentes da PRF, o condutor apresentou posteriormente uma nota fiscal referente ao produto, que reforçou a identificação da substância. A carga de defensivo foi apreendida e encaminhada à Polícia Civil de Cajati.

O carbofurano é classificado como extremamente perigoso, podendo provocar intoxicações agudas, distúrbios neurológicos e contaminação do solo e da água potável, conforme a Resolução da Agência.

A Anvisa reforça que a utilização do Furadan 350 SC está terminantemente proibida no país há oito anos. “A circulação clandestina do produto representa uma grave ameaça à saúde coletiva, à segurança alimentar e à integridade de ecossistemas inteiros”, reforça.

Sair da versão mobile