Temperaturas vão despencar até 30 ºC em áreas do Sul do país

Tempo

Temperaturas vão despencar até 30 ºC em áreas do Sul do país

Previsão de chuvas acima da média em alguns estados melhora as condições para a semeadura do milho segunda safra

A chuva aumenta e a frente fria avança ainda mais pela região Sul. A temperatura despenca no Rio Grande do Sul e, em algumas áreas do estado, onde as máximas passaram dos 40°C nos últimos dias, agora terão temperaturas mínimas inferiores a 10°C.

Neste fim de mês, a chuva fica acima da média no Paraná, Mato Grosso do Sul, parte do Sudeste e sul de Goiás, melhorando as condições para a instalação do milho segunda safra.

Nesta quinta-feira, 27, chove ao longo de todo o dia, com acumulados altos, do Paraná até o leste do Rio Grande do Sul, atingindo as três capitais da Região Sul, com risco de formação de alagamentos.

Entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, a formação de uma baixa pressão atmosférica entre a costa de São Paulo e outra entre o Paraguai e o estado de Mato Grosso do Sul intensificam os temporais que podem vir a qualquer momento, com rajadas de vento, trovoadas e volumes expressivos. 

Risco de trovoadas também na costa da Bahia, no Piauí, Maranhão e leste de Mato Grosso. Tempo aberto apenas entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Essa frente fria rompe o bloqueio atmosférico e a onda de calor se desconfigura.

No oeste e noroeste de São Paulo, assim como no centro, nordeste do estado de São Paulo estão previstas as tempestades mais fortes. “A umidade do solo pode subir 30 pontos percentuais com a volta das chuvas mais fortes no oeste de São Paulo”, diz Celso Oliveira, meteorologista da Somar.

A atenção deve ficar voltada nos próximos dias, já que a partir do desta quinta-feira vamos ter os temporais mais fortes por todo o estado de São Paulo e com acumulados bem elevados especialmente entre os dias 28 e 31, entre sexta e segunda-feira da semana que vem, com potencial para danos.

tempestade chuva
Foto: Pixabay

A semana termina com chuva volumosa entre Santa Catarina e o Paraná, com risco alto para chuva volumosa no litoral destes dois estados e em suas respectivas capitais. No litoral do Paraná, entre sexta e domingo, o acumulado pode chegar aos 150 milímetros. A chuva também ganha força por São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais a partir de sexta. Há possibilidade da formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), capaz de provocar dias consecutivos de céu encoberto e chuva frequente desde o Norte até o Sudeste brasileiro.

 

Sair da versão mobile