A taxa de câmbio atual, de aproximadamente R$ 5,50 por dólar, favorece investimentos estrangeiros no Brasil, afirmou o ministro da Economia, Paulo Guedes, durante uma entrevista concedida aos jornais El Mundo e Expansión. “Com taxa de câmbio de R$ 5 e pouco, é ótimo momento para investir no Brasil”, afirmou.
De acordo com Guedes, a alta do dólar não tem ligação apenas com a situação sanitária crítica no país e no mundo. “Esta taxa de câmbio é resultado muito mais da pandemia, do problema político interno – porque depois de 30 anos de hegemonia de centro-esquerda, os que perderam a eleição não se conformam”, disse o ministro, acrescentando que com o tempo a taxa de câmbio deve voltar a níveis melhores.
Sobre a recuperação da economia, Guedes disse que ela só será possível com a vacinação contra a Covid-19. “A reação é uma só. Vacinação em massa para garantir um retorno, uma volta segura ao trabalho”, disse ao admitir que o ritmo da imunização é lento no país, ao mencionar que 5% da população foi vacinada.
Ainda sobre o cenário econômico, Guedes admitiu que o atual momento não é bom, mas alguns dados já dão indícios de recuperação. “Nesses dois meses iniciais de 2021, já arrecadamos mais do que no mesmo período do ano passado, quando não havia pandemia, o que demonstra um retorno econômico”, ressaltou.