Etanol: demanda aumenta após taxa de isolamento social cair em SP

Economia

Etanol: demanda aumenta após taxa de isolamento social cair em SP

De acordo com o Cepea, distribuidoras intensificaram as compras no intuito de repor estoques; volume do etanol hidratado negociado teve alta de 13,5%

Foto: Pasquale Augusto/ Canal Rural

O reaquecimento da demanda no início de maio elevou os preços dos etanóis hidratado e anidro no estado de São Paulo, de acordo com pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). No caso do hidratado, trata-se do segundo aumento consecutivo nos valores. Levantamento do Cepea indicou, inclusive, crescimento de 13,5% no volume de etanol hidratado negociado na semana passada frente à anterior.

Entre 4 e 8 de maio, o indicador Cepea/Esalq do hidratado fechou a R$ 1,3825 por litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins), alta de 4,18% em relação ao do período anterior. No caso do etanol anidro (misturado à gasolina), o indicador Cepea/Esalq foi de R$ 1,5339 por litro (sem PIS/Cofins), aumento de 0,72% no mesmo comparativo.

Distribuidoras intensificaram as compras, no intuito de repor os estoques vendidos, devido o aumento da mobilidade de pessoas nas últimas semanas. Estima-se que a taxa de isolamento social no estado de São Paulo caiu, chegando a 47,2%, segundo números divulgados no dia 10 de maio no site de monitoramento do governo estadual.

Do lado das usinas, muitas consultadas pelo centro de estudos estiveram ativas no mercado e firmes nos preços de vendas. O destaque foi também o número de negócios de etanol anidro na semana passada, que chegou quase a triplicar frente ao período anterior. Boa parte dos volumes foi direcionada a outros estados, com destaque para o Nordeste do Brasil.

Sair da versão mobile