Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

EFEITOS DO TARIFAÇO

Exportações brasileiras para os EUA registram queda de 28% em novembro

Esse é o quarto recuo mensal consecutivo desde a aplicação das tarifas de até 50% sobre produtos do Brasil

Foto: Pixabay.
Foto: Pixabay.

As exportações brasileiras para os Estados Unidos registraram em novembro o quarto recuo mensal consecutivo, com queda de 28,1% na comparação anual, segundo dados da Amcham Brasil. Desde que o governo americano aplicou tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros, em agosto, o desempenho das vendas externas tem sido amplamente negativo.

O movimento de retração tem sido generalizado: atinge tanto itens diretamente submetidos às sobretaxas quanto produtos não tarifados, como petróleo e celulose, que também apresentaram queda no período. Apesar disso, novembro mostrou uma redução menos intensa do que a registrada em outubro, o que, segundo a entidade, pode indicar o início de uma leve recuperação após as recentes isenções concedidas a produtos relevantes da pauta exportadora agroindustrial.

Mesmo com alguns sinais de alívio, mais de um terço das exportações brasileiras destinadas ao mercado americano segue sujeito a tarifas adicionais. O impacto dessas medidas ainda pesa de forma significativa sobre o fluxo comercial entre os dois países.

Para o presidente da Amcham Brasil, Abrão Neto, o momento exige avanço nas negociações bilaterais.

“Brasil e Estados Unidos têm intensificado o diálogo em alto nível — um caminho que deve ser aprofundado, com vistas a um acordo bilateral capaz de reduzir as sobretaxas, normalizar as condições de acesso ao mercado americano e aprofundar a cooperação em temas de interesse comum”, afirma.

Sair da versão mobile