Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

GUERRA TARIFÁRIA

Goiás cria linha de crédito para setores atingidos por tarifaço

Os recursos para o financiamento sairá de um fundo baseado no crédito de ICMS

Fazenda Nova Piratininga possui 135 mil hectares
Fazenda Nova Piratininga está localizada entre os estados de Goiás e Tocantins Foto: novapiratininga.com

O governo de Goiás anunciou a criação de uma linha de crédito emergencial para proteger empresas do estado dos efeitos do tarifaço imposto ao Brasil por Donald Trump. A medida visa proteger empregos e mitigar os impactos da sobretaxa de 50% que passará a incidir sobre commodities como soja, carne e derivados de aço a partir de 1º de agosto.

A taxa anual de financiamento será inferior a 10%. Os recursos virão de um fundo de fomento baseado no crédito de ICMS sobre exportações, sem necessidade de aporte direto do Tesouro estadual, diz o governo de Goiás.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Como contrapartida, as empresas contempladas deverão manter seus quadros de funcionários durante o período de vigência do contrato. O pacote inclui ainda a criação de um fundo de garantia voltado a pequenos e médios empresários, com o objetivo de estimular a oferta de crédito pela iniciativa privada.

Também será instituído um grupo de trabalho com representantes do governo estadual e do setor produtivo para acompanhar os desdobramentos da crise e elaborar novas propostas de enfrentamento.

Em 2024, os EUA foram o segundo principal destino de exportações do estado, representando US$ 408 milhões. De acordo com o governo estadual, entre os segmentos que seriam mais atingidos pelas tarifas estão as commodities, como soja, carne e derivados do aço.

Sair da versão mobile