Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

SERÁ QUE AGORA VAI?

Projeto de lei nos EUA quer derrubar tarifas sobre o café

Deputados nos Estados Unidos propõem isenção do café do tarifaço de Trump para reduzir impacto nos preços

café exportação
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O jornal norte-americano Washington Post teve acesso a uma proposta que isentaria o café de qualquer tarifa aplicada após 19 de janeiro de 2025, um dia antes da posse do presidente Donald Trump. A proposta tem dois autores: os deputados Don Bacon, do partido Republicano de Nebraska, e Ro Khanna, do partido Democrata da Califórnia. A isenção abrangeria café torrado, descafeinado, cascas e subprodutos, além de bebidas e substitutos que contenham café.

Segundo a matéria, os parlamentares afirmam que escolheram o café por ser um item básico do consumo diário nos Estados Unidos. Em agosto, o país deixou de ser o maior comprador do grão brasileiro, quando a Alemanha assumiu a liderança das nossas exportações. Os dados, que são do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), reforçam o impacto do tarifaço no setor.

Parlamentares querem ampliar debate

No entanto, o artigo do Washington Post ressalta que a proposta tem poucas chances de avançar no Congresso norte-americano, bem como ser sancionada por Trump. Ainda assim, o diálogo em torno do assunto pode fortalecer a oposição contra as medidas do governo.

“Se as pessoas pensarem: ‘Esse imposto no café, não gostamos disso’ — então podemos ampliar a conversa: e o hambúrguer que ficou mais caro por causa da tarifa? E as bananas, as maçãs?”, disse Khanna.

Bacon reforçou: “Por que estamos taxando cidadãos americanos em algo que nem produzimos aqui? Não faz sentido.”

Tarifas já impactam o mercado

O jornal lembra que o início do tarifaço de Trump atingiu produtos de diversos países, incluindo os principais fornecedores de café para os EUA, como Brasil, Colômbia, Nicarágua e Vietnã. A aplicação dessas tarifas já refletiu no aumento dos preços para os consumidores norte-americanos, evidenciando o efeito direto da política sobre o setor de café.

Nas exportações brasileiras de cafés especiais, por exemplo, as novas taxas causaram uma redução de 79,5% na comparação de agosto com o mesmo mês do ano passado.

Sair da versão mobile