Reunião do Mercosul expõe tensões internas entre representantes do bloco

Economia

Reunião do Mercosul expõe tensões internas entre representantes do bloco

Presidente do Uruguai reafirmou sua intenção de negociar um acordo de livre comércio com a China e entrar no Acordo Transpacífico

A reunião da Cúpula de Presidentes do Mercosul expôs nesta terça-feira (6), as tensões sobre a flexibilidade comercial do bloco, com atritos entre os presidentes do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e da Argentina, Alberto Fernández.

Lacalle Pou reafirmou sua intenção de negociar um acordo de livre comércio com a China – pedindo apoio dos parceiros – e entrar no Acordo Transpacífico, alegando que o Mercosul seria “uma das áreas mais protecionistas do mundo”.

“Ninguém pegou um avião para buscar conflito, mas para buscar um retorno” à disputa, disse Lacalle, admitindo a existência de tensões internas e descrevendo o bloco como “uma zona de livre comércio imperfeita” na sede do Mercosul em Montevidéu.

Na última segunda-feira, chanceleres do Paraguai, do Brasil e da Argentina já haviam advertido o Uruguai com sanções legais e comerciais, criticando sua atitude de buscar acordos bilaterais que eles interpretam como uma violação da regra do consenso para a tomada de decisões.

O presidente argentino, Alberto Fernández, disse que o acordo com a União Europeia é desvantajoso para seu país porque não contempla assimetrias.

Ele também reconheceu que o Uruguai é um país autônomo e pode assinar um acordo de livre comércio com a China, mas pediu um estudo conjunto.

Fernández reconheceu que o “grande problema” do Mercosul “são as assimetrias de seus membros. Nós nunca os resolvemos. É hora de ver como vamos resolvê-los”, argumentou ele.

Na cúpula, o Uruguai entregou a presidência temporária do bloco à Argentina.

Sair da versão mobile