Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

RECONHECIMENTO

Café de Torrinha conquista selo de Indicação Geográfica

Produtores rurais celebram a Indicação Geográfica (IG), na modalidade de Procedência. A certificação valoriza a qualidade e a história do café paulista

café
Foto: Renata Silva/Embrapa

O café arábica de Torrinha (SP) recebe Indicação Geográfica (IG), na modalidade de Procedência (IP), concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Para se ter uma ideia, o selo reconhece a excelência do produto e a tradição local.

Com isso, o Brasil chega a 145 IGs reconhecidas, sendo 106 Indicações de Procedência e 39 Denominações de Origem, destas 18 ligadas ao café paulista.

“Esse reconhecimento fortalece não só a região de Torrinha, mas todo o ecossistema cafeeiro nacional, aumentando o reconhecimento nacional e internacional dos cafés com origem controlada”, destaca Hulda Giesbrecht, coordenadora de tecnologias portadoras de futuro do Sebrae.

Por outro lado, a tradição cafeeira na cidade vem desde o século XIX, impulsionada por imigrantes europeus e pela chegada da Estação Ferroviária de Torrinha, inaugurada em 1896, utilizada no escoamento da produção.

Com quase 800 metros de altitude, Torrinha tem clima e solo ideais para o cultivo do café arábica.

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp
Foto: Divulgação | ASN Nacional

Além do clima e do solo, a fé também se mistura à cultura do café. Há mais de 28 anos, produtores realizam a ‘Missa do Cio da Terra’, sempre no último domingo de novembro, como forma de louvor e agradecimento pela colheita.

Por tradição, os produtores ofertam a primeira saca de café colhida na safra do ano. Além disso, o evento atrai fiéis de toda a região, fortalecendo o turismo religioso em Torrinha, que está diretamente ligado à cultura do café.

Indicações Geográficas – IGs

As IGs são ferramentas coletivas de valorização de produtos tradicionais vinculados a determinados territórios. Elas agregam valor, protegem a região produtora e garantem autenticidade, qualidade e tradição aos produtos.

Sair da versão mobile