Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

QUEIJO FRESCAL

Casal de Goiás transforma sítio em referência na produção de queijo frescal

Família Oliveira conquista o 4º lugar no 'Prêmio Brasil Artesanal - edição Queijos' promovido pela CNA, com apoio do Sebrae

Na foto, aparece um casal. Ao lado esquerdo da foto está um homem e do lado direito, a mulher.
Casal Oliveira fica em 4º lugar no Prêmio Brasil Artesanal 2025 - com o queijo frescal. Foto: Arquivo pessoal

Em Alexânia, Goiás (GO), o casal Gervaso da Silva Oliveira e Maria Antônia vem transformando o Sítio das Oliveiras em referência na produção de queijos artesanais. Para se ter uma ideia, este ano o casal foi um dos quinze finalistas no Prêmio Brasil Artesanal – edição Queijos, promovido pela CNA, com apoio do Sebrae.

Na premiação, foram escolhidos os melhores queijos do país. “Fomos premiados em quarto lugar com o nosso queijo frescal artesanal”, diz Oliveira, orgulhoso pela conquista.

Desde 2015, quando chegaram ao Sítio das Oliveiras, eles passaram a investir na propriedade, isso porque, eles começaram do zero: construíram a estrutura, criaram o gado e aprenderam passo a passo sobre a produção de leite de qualidade.

“Esse queijo é feito com leite pasteurizado, todo feito com produção própria, o leite é de boa qualidade, as nossas vacas são da raça girolanda.”

Cada detalhe do processo como a salga, a coagulação e a prensagem, é realizado com cuidado para garantir um sabor único.

“A nossa receita, em geral, é a seguinte: colocamos um pouco de amor, dedicação e alguns toques especiais no processo da fabricação. No entanto, tudo é feito com muito amor para que os nossos queijos cheguem à mesa do consumidor, com um gostinho de quero mais”, conta o produtor.

‘Queijo frescal artesanal’ classificados no Prêmio Brasil Artesanal da CNA 2025.
Foto: Arquivo pessoal
  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte a sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp

Queijos com história

Com dedicação, em 2018, a família Oliveira iniciou a jornada de melhorias recebendo assistência técnica na atividade leiteira. Pouco depois, eles coemçaram a produção de queijos, realizando cursos e trocando experiências com outros produtores.

Foi justamente essa combinação de aprendizado e perseverança que possibilitou, em 2023, a regularização da ‘Queijaria Sítio das Oliveiras’ junto à Agrodefesa de Goiás.

Atualmente, a propriedade já conta com dois queijos registrados com o ‘Selo Arte’: o frescal e o coalho. “A nossa produção, 90% das nossas vendas é em Brasília. Entregamos em mercadinhos, em polos de frios”, finaliza Oliveira.

Porteira Aberta Empreender

Quer saber mais? Assista ao programa Porteira Aberta Empreender, uma parceria entre o Sebrae e o Canal Rural, que traz dicas, curiosidades, orientações e mostra histórias reais de micro e pequenos produtores de todo o país.

Às quintas-feiras, às 17h45, no Canal Rural. | Foto: Arte Divulgação

Sair da versão mobile