Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

LÚPULO

Com apoio técnico, produtor alagoano aposta no cultivo de lúpulo

Parceria de três década com o Sebrae impulsiona inovação rural e pesquisa com lúpulo

Uma caixa vermelha e dentro há lúpulo
Produtor alagoano, Aloísio Righetti, aposta no cultivo de lúpulo. Foto: Arquivo pessoal

Após três anos de testes, o produtor rural Aloísio Righetti, de União dos Palmares (AL), aposta na ampliação do cultivo de lúpulo — planta base da cerveja — como alternativa promissora para diversificar sua produção.

“A nossa principal produção é a pimenta-do-reino, mas temos também um pouco de limão, laranja-lima, laranja-pera e novilhas pra abate. O nosso último projeto, agora, é o plantio de lúpulo. É um negócio novo, que deve dar muito certo em Alagoas”, afirma Righetti.

Essa iniciativa, por sua vez, é resultado de um projeto desenvolvido em parceria com o Centro de Tecnologia Estratégias do Nordeste (Cetene), o Sebrae e a Embrapa — que, além disso, realiza pesquisas diretamente na propriedade.

No entanto, o projeto ganhou maior visibilidade especialmente após um evento de apresentação do lúpulo para cervejeiros, realizado com apoio do Sebrae/AL. Como resultado, a expectativa de Aloísio é de que a cultura se estabeleça como mais uma fonte de renda.

“Faz três anos que a gente vem testando variedades e vamos ampliar agora”, revela o produtor alagoano.

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp

Parceria de sucesso

Ao longo de mais de 30 anos de parceria com o Sebrae, Righetti coleciona diversos aprendizados. “Já fiz o ‘5S Rural’, o Empretec, recebi consultoria agronômica, ambiental e até no desenho do rótulo das pimentas. O apoio que recebemos é ilimitado.”

Segundo Aloísio, o conhecimento técnico recebido ao longo desses anos tem sido fundamental para sustentar a evolução da propriedade.

“O Sebrae/AL nos dá um apoio contínuo, que fortalece a empresa como um todo, e isso vai criando melhorias na produtividade e na produção. Então, eu estou muito satisfeito.”

Plantando hoje e colhendo amanhã

Que tal dar o primeiro passo para empreender com apoio especializado? O Sebrae oferece essa chance em todos os estados. Em Alagoas, há um portfólio amplo de consultorias e cursos. Muitos deles são online e totalmente gratuitos!

Um exemplo é o curso de Gestão Financeira: ele tem apenas três horas de duração, é gratuito e ainda oferece certificado de participação.

Sair da versão mobile