Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

RECONHECIMENTO

Queijaria do Rio Grande do Norte ganha certificação por produção sustentável e artesanal

'Dona Branca Artesanais' recebe selo 'Feito Potiguar' que valoriza a produção local e garante mais visibilidade e confiança aos produtos potiguares

Dona Branca Artesanais é destaque pela fabricação sustentável de queijos e doces com gostinho de casa de vó
'Dona Branca Artesanais' é destaque pela fabricação sustentável de queijos e doces. Foto: Divulgação | ASN RN

“Dona Branca Artesanais é como casa de vó.” A frase que estampa os rótulos dos produtos da marca já antecipa o que o consumidor pode encontrar: sabor de uma comida caseira, feita com cuidado e tradição.

A empresa, localizada em Currais Novos, bem no coração do Seridó (RN), conquistou o selo ‘Feito Potiguar’, iniciativa criada para valorizar produtos do Rio Grande do Norte (RN). 

Instalada na Fazenda Aba da Serra, em meio ao Geoparque Seridó, a queijaria fabrica queijo de coalho, muçarela artesanal, manteiga do sertão, doce de leite e ricota, com leite do próprio rebanho — sem adição de produtos químicos, com rebanho certificado como livre de tuberculose e brucelose —, preservando assim, a identidade e o sabor da produção familiar..

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp

Sustentabilidade e tradição no campo

A marca Dona Branca Artesanais mantém uma produção sustentável e integrada: desde o cultivo do capim e da palma utilizados na alimentação do rebanho até a fabricação dos queijos, doces e iogurtes, a marca aposta na sustentabilidade e na preservação ambiental como compromissos para as próximas gerações.

O nome da empresa homenageia a avó do produtor, Vitor Rezende, que se inspira nela para criar cada receita com afeto e tradição. “Ainda está caindo a ficha, principalmente ao ver a magnitude do projeto”, diz Rezende.

Para ele, o reconhecimento dará ainda mais visibilidade à marca, não apenas no Rio Grande do Norte, mas em todo o Brasil.

O programa incentiva o empreendedorismo, a rastreabilidade e a competitividade dos negócios potiguares. Nesta primeira fase, 30 empresas conquistaram o selo. A expectativa é aumentar esse número nos próximos meses.

O selo ‘Feito Potiguar’ é uma iniciativa integra um movimento de valorização da produção potiguar, realizado pelo Sebrae-RN, Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio-RN) e a Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern).

Para receber a certificação, as empresas devem produzir no estado e, preferencialmente, usar matéria-prima local. Quando não for viável, os produtos precisam mostrar conexão com a cultura ou a identidade potiguar na rotulagem ou apresentação. Também é exigida maturidade gerencial e comercial.

Sair da versão mobile