Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

INDICAÇÃO GEOGRÁFICA

Nova Alta Paulista conquista 'IG de Procedência' com café arábica

Certificação reconhece a tradição produtiva, valoriza o café da região e fortalece os produtores locais

Plantação de café em Nova Alta Paulista
Propriedade do cafeicultor, Waldir Visioli, em Nova Alta Paulista. Foto: Arquivo pessoal | Sebrae/SP

A Região da Nova Alta Paulista, interior de São Paulo, alcançou um marco histórico com a conquista da Indicação Geográfica (IG) de Procedência (IP) para o café arábica produzido em 23 municípios.

O reconhecimento, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), confirma a qualidade e a reputação do café cultivado na região, reforçando o vínculo entre o produto e seu território.

O pedido foi formalizado em 2023 pela Associação dos Produtores Rurais de Pacaembu e Região (Aprup) e contou com o apoio técnico e estratégico do Sebrae/SP, que acompanha os cafeicultores desde 2019.

Durante o processo, foram realizadas etapas como o diagnóstico da região, a elaboração do dossiê de notoriedade e a criação do caderno de especificações técnicas que define as boas práticas necessárias para o uso do selo.

De acordo com José Carlos Cavalcante, gerente regional do Sebrae/SP, o resultado é motivo de grande orgulho.

“A Indicação Geográfica surge para garantir a diferenciação do produto produzido na região. Além de agregar valor ao produto, contribui para o fortalecimento e o desenvolvimento da economia regional, protege a área produtora”, diz Cavalcante.

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte a sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp

Para Waldir Visioli, dirigente da Aprup e cafeicultor, o selo simboliza o reconhecimento do esforço coletivo.

“Com muita alegria recebemos a notícia da aprovação da Indicação Geográfica do café arábica da Nova Alta Paulista. Isso comprova que o nosso cafeicultor está evoluindo, cuidando melhor de suas lavouras e produzindo cafés de excelência”, esclarece Visioli.

O dirigente acrescenta que o selo também impulsionará outras atividades. “Por consequência da Indicação Geográfica, as outras atividades econômicas da nossa região também serão beneficiadas. Toda a cadeia produtiva do café sentirá a importância do selo”, conclui.

Porteira Aberta Empreender

Quer saber mais? Assista ao programa Porteira Aberta Empreender, uma parceria entre o Sebrae e o Canal Rural, que traz dicas, orientações e mostra histórias reais de micro e pequenos produtores de todo o país.

Às sextas-feiras, às 18h, no Canal Rural. | Foto: Arte Divulgação


Sair da versão mobile