Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PUBLIEDITORIAL

Sebrae ajuda produtores na implementação do turismo rural

Por meio do Sebraetec, produtores recebem orientação, consultoria e apoio técnico para transformar a propriedade em destino turístico

Maçãs, Pomar e Macieiras.
Turismo rural oferece ao visitante vivências únicas como colher frutas direto do pé. Foto: Divulgação | Pixabay
Maçãs, Pomar e Macieiras.
Turismo rural oferece ao visitante vivências únicas como colher frutas direto do pé. Foto: Divulgação | Pixabay

Você já pensou em abrir as porteiras da sua propriedade para turistas que buscam tranquilidade, natureza e experiências autênticas no campo? Com apoio do Sebrae, esse sonho pode se tornar realidade e até em uma nova fonte de renda.

O turismo rural é uma atividade em expansão no Brasil. Ele oferece ao visitante mais do que belas paisagens — proporciona vivências únicas, como colher frutas direto do pé, preparar receitas com ingredientes da horta, brincar com animais, fazer trilhas e aprender com os saberes da roça.

Mas para que a experiência seja prazerosa para o turista e lucrativa para o produtor, é preciso planejar. E é aí que entra o Sebraetec, programa do Sebrae que oferece apoio técnico e especializado, desde o diagnóstico até o apoio na implantação do negócio.

Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de comércio, serviços e economias de futuro do Sebrae Nacional, explica que o primeiro passo para empreender no turismo rural é olhar com atenção para o que a propriedade tem a oferecer.

“Seja um rio, cachoeiras e [até a] potencialidade para o desenvolvimento de atividades de ecoturismo, turismo de aventura e outras atividades.”

A partir desse mapeamento, o produtor deve se preparar para ser um bom anfitrião, atender às exigências legais e técnicas, ter consciência ambiental e conhecer as necessidades dos turistas.

“O turismo é uma atividade econômica que tem legislação, normas e aspectos da hospitalidade que são próprios da atividade. Por exemplo, quem atua com ecoturismo e turismo de aventura tem que implantar o Sistema de Gestão de Segurança (SGS) conforme estabelece a Lei Geral do Turismo”, afirma Guerreiro.

Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de comércio, serviços e economias de futuro do Sebrae Nacional. Foto: Arquivo pessoal
  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp

Turismo rural é negócio sério — e lucrativo

A transição para o turismo rural pode começar com um restaurante rural, uma minifazendinha para crianças, passeios em meio à natureza, experiências como a colheita de frutas e verduras ou o acompanhamento da produção de produtos variados como queijo, mel e embutidos.

Também é possível oferecer o chamado day-use — um modelo de visita rápida com vivências rurais. Com o tempo, é possível evoluir para hospedagens completas e ampliar a oferta com novas atividades. E não é preciso fazer tudo sozinho. Uma das estratégias mais eficazes é a cooperação com vizinhos.

“Se na sua propriedade não há a possibilidade de realizar atividades de trilhas e há uma propriedade vizinha que pode oferecer este tipo de atividade, o empreendedor pode realizar uma parceria. Também pode comercializar produtos de pequenos agricultores e artesanatos”, orienta Guerreiro.

A divulgação inteligente também é parte essencial do processo. Com a ajuda do Sebrae, os produtores aprendem, inclusive, a usar o marketing digital.

Do papel à prática

O Sebraetec é o caminho para transformar suas ideias em negócio. O programa conecta produtores a especialistas do mercado – auxiliando em todas as etapas como na análise do potencial turístico e no cálculo de investimentos. Para participar do programa, é fácil. Basta que o produtor rural tenha um dos registros abaixo:

  • Inscrição Estadual de Produtor;
  • Número do Imóvel Rural na Receita Federal (NIRF);
  • Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF);
  • Ou Registro de Pescador.

Depois, é só acessar aqui, escolher uma região e preencher o formulário. Uma equipe do Sebrae entrará em contato para explicar e tirar todas as dúvidas.

“O Sebrae está presente em [todo país] e dispõe de soluções que podem apoiar na implantação da nova atividade. As ações disponibilizadas pelo Sebrae vão desde orientações básicas, passando por consultorias, até o apoio na implementação”, explica Guerreiro.

Se você é produtor rural e quer diversificar sua renda, valorizar sua cultura regional e oferecer experiências que encantem visitantes, o turismo rural pode ser o seu próximo passo. E com o Sebraetec, esse passo pode ser mais seguro, bem planejado e sustentável.


Porteira Aberta Empreender

Quer saber mais? Assista ao programa Porteira Aberta Empreender, uma parceria entre o Sebrae e o Canal Rural, que mostra histórias reais de micro e pequenos produtores de todo o país. Envie sua dúvida, sugestão ou relato pelo WhatsApp ou acesse aqui, e confira os canais disponíveis para assistir aos episódios.

Às quintas-feiras, às 17h45, no Canal Rural. Foto: Arte Divulgação | Canal Rural

Sebrae

A força do empreendedor brasileiro

Sair da versão mobile