Os bancos têm um papel fundamental em uma economia cada vez mais verde, de acordo com o presidente do Banco do Brasil (BB), Fausto Ribeiro, que está na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, em Glasgow, no Reino Unido.
Segundo ele, o maior objetivo das instituições é prover financiamento para que as áreas envolvidas nessas atividades possam desenvolver suas respectivas culturas, gerando riqueza e renda para o país. Mas Ribeiro acredita que cabe às instituições bancárias obedecer a todas as condicionantes ou pré-requisitos legais do arcabouço jurídico brasileiro e internacional na hora de fazer concessão de crédito.
Dessa forma, garante-se, por exemplo, que não sejam realizadas operações em locais desmatados ilegalmente ou em áreas de proteção ambiental, por exemplo.
O presidente do BB também afirma que o banco tem hoje um total de R$ 18,5 bilhões aplicados na agricultura de baixo carbono. A ideia é, segundo ele, participar de todos os programas de incentivo ambiental do governo. “Todos os segmentos que possam trazer algum impacto positivo sócio-ambiental para o país. Vamos continuar expandindo e buscando acelerar programas em que a gente possa fazer com que o agricultor incorpore cada vez mais essas boas práticas na gestão de seu negócio”, conta Ribeiro.
Confira mais informações sobre a cobertura do Canal Rural na COP26 no Planeta Campo.