
O Departamento de Serviços Veterinários (DVS) da Malásia emitiu, nesta sexta-feira (5), uma nota proibindo a importação de suínos e produtos suínos da Espanha, com exceção de produtos “retort” (processados termicamente em embalagens seladas).
A medida, que entra em vigor imediatamente, foi tomada em resposta ao surto de Peste Suína Africana (PSA) no país europeu, reportado à Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH, na sigla em inglês) em 28 de novembro de 2025.
O governo malaio estabeleceu critérios específicos para permitir a entrada de cargas que já estavam no processo logístico.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
A importação será autorizada apenas se o Certificado de Saúde Veterinária tiver sido emitido pelas autoridades espanholas até a data de 28 de novembro de 2025. Adicionalmente, a data de abate dos animais deve ser anterior a 14 de novembro de 2025 e a data de processamento do produto deve ser anterior a 28 de novembro de 2025.
Os importadores devem coordenar com o Serviços de Quarentena e Inspeção da Malásia (MAQIS) a aplicação das licenças para as remessas que cumpram esses requisitos rigorosos.
O vírus foi detectado inicialmente no final do mês passado em javalis em uma área próxima a Barcelona, e novos casos foram encontrados desde então, o que motivou o alerta sanitário e as restrições comerciais subsequentes.