Presidente da Ucrânia conversa com Bolsonaro sobre exportação de grãos

Internacional

Presidente da Ucrânia conversa com Bolsonaro sobre exportações de grãos

Neste domingo, Bolsonaro disse que daria ao presidente da Ucrânia uma “solução” para a guerra

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que conversou com o presidente Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira (18).

“Eu o informei sobre a situação no front. Discutimos a importância de retomar as exportações de grãos ucranianos para evitar uma crise alimentar global provocada pela Rússia“, publicou Zelensky no Twitter.

Na semana passada, a Turquia anunciou que foi definido um acordo com a Ucrânia, a Rússia e as Nações Unidas para que sejam retomadas as exportações de grãos ucranianas pelo Mar Negro, bloqueadas devido à guerra, que começou no dia 24 de fevereiro, depois da invasão da Rússia. Segundo a Turquia, o acordo deve ser assinado nesta semana.

Esta foi a primeira vez que os dois presidentes conversaram desde o início do conflito.

Bolsonaro encontrou Vladimir Putin em Moscou poucos dias antes da invasão à Ucrânia e teve ao menos um telefonema com o russo.

Bolsonaro

Neste domingo, Bolsonaro disse que daria ao presidente da Ucrânia uma “solução” para a guerra, mas não revelou qual.

“Não vou propor, e quem sou eu para propor isso. Eu vou responder de acordo com o que ele perguntar. Pretendo falar para ele o que eu acho se ele perguntar para mim alguma coisa. Onde pudermos colaborar, vou dar minha opinião. Só vou dar se ele pedir”, afirmou o presidente.

Bolsonaro lembrou a importância de manter o comércio com a Rússia, principalmente a importação de fertilizantes, e na semana passada falou de negociações para importar diesel russo.

Sair da versão mobile