Ligados & Integrados

Conheça as ações realizadas pelo Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária

Estado é o maior produtor nacional de suínos. Status sanitário da produção local é referência no mundo todo.

Santa Catarina é o principal estado produtor e exportador de carne suína do Brasil. Em 2022, registrou recorde nas exportações, com mais de 600 mil toneladas embarcadas.

Além de se destacar na produção de carne suína, Santa Catarina também é o segundo maior estado produtor e exportador de carne de frango do país. São 137 países com mercados abertos para a proteína animal produzida no estado. Isso se deve ao excelente status sanitário da produção catarinense: o estado foi o primeiro no Brasil a ser reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal como área livre de febre aftosa sem vacinação, em 2007.

Organizações públicas e privadas trabalham muito para a manutenção desse status. Uma delas é o Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa), criado em 2006 para apoiar a defesa sanitária  e valorizar a produção animal,  a saúde pública e a preservação do meio ambiente.

O Ligados & Integrados conversou com Osvaldo Miotto, que é membro do conselho executivo do Icasa, para saber mais sobre as ações realizadas no estado.