Ligados & Integrados

Saiba quais cuidados são necessários para garantir segurança na granja

Segundo especialistas, práticas de manejo ideais são aquelas que priorizam a proteção dos seres humanos e dos animais no aviário

Antes mesmo de investir na saúde e no bem-estar das aves, é preciso verificar se todas as instalações da granja estão adequadas para receber as equipes que trabalharão no local. Práticas de manejo ideais são aquelas que priorizam a proteção dos seres humanos e dos animais no aviário, segundo especialistas.

A granja Duas Irmãs, em Angatuba (SP), por exemplo, tem frango saudável a perder de vista, mas também tem uma família bem à vontade com o local de trabalho. Pai, mãe e filhas sabem que para seguir uma série de medidas rigorosas para não se expor a riscos em nenhuma das fases de produção.

O supervisor de agropecuária Éric Rossi garante que não adianta fazer um aviário todo tecnificado e esquecer a parte humana que trabalha nele.

Cuidados

Granjas convencionais ou modernas devem ter sistemas que possam evitar choques, pois segundo o engenheiro especialista em segurança no trabalho Robison Raniere, as maiores ocorrências de acidentes são por problemas com eletricidade. Ele acrescenta que é importante não burlar o sistema caso ele acuse um problema, pois assim o funcionário não se expõe ao risco que pode causar até mesmo óbito.

O especialista reconhece que muitos produtores ainda negligenciam o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que são definidos a partir da atividade e do risco ao qual o trabalhador está sendo exposto. Para ele, é fundamental obedecer a toda a hierarquia de controle de risco, desde a neutralização do risco até a engenharia dos equipamentos.

Um outro tema muito importante a ser levantado em consideração quando se fala em segurança são máquinas e equipamentos. Elas devem estar protegidas, principalmente as partes girantes, e é importante que quem faça a manutenção ou limpeza, faça o procedimento correto que é bloquear todas as energias presentes no equipamento.

Além da granja estar devidamente adequada às normas, é muito importante que o integrado responsável esteja atento o tempo todo, sabendo quais são os riscos que ele corre e que saiba quando precisa de ajuda profissional especializada ou não.

Para conferir todos os programas do Ligados & Integrados na íntegra, acesse nossa playlist no YouTube: