Ligados & Integrados

Gripe aviária na América do Sul: Brasil reforça barreiras sanitárias

Casos foram registrados no Peru, Chile, Equador, Venezuela e Colômbia. País segue livre da doença e investe em medidas adicionais para evitar surto

A gripe aviária acomete tanto aves domésticas quanto silvestres. É causada por um vírus que pode sofrer várias mutações, por isso, o controle da doença no mundo exige muita atenção. Uma única notificação já gera alertas em órgãos nacionais e internacionais de controle de saúde animal e, dependendo da gravidade, pode resultar em barreiras sanitárias para a comercialização de produtos avícolas entre países.

O Brasil nunca registrou casos de gripe aviária e segue investindo na manutenção das barreiras sanitárias para impedir a entrada do vírus por aqui. Desde o ano passado, estão sendo registrados focos da doença em várias nações do mundo, e a gripe aviária chegou à América do Sul. Peru, Colômbia, Chile, Venezuela e Equador registraram casos da doença nos últimos três meses, por isso, o governo brasileiro acendeu o alerta no país.

focos de influenza aviária nas américas

O Ligados & Integrados conversou com Ronaldo Teixeira, coordenador-geral de planejamento e avaliação zoossanitária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para saber mais sobre o cenário atual.