Mato Grosso

Pecuaristas em Mato Grosso promovem a sustentabilidade dentro do bioma pantaneiro

Trabalhos realizados no Pantanal mostram que é possível desenvolver a pecuária pantaneira de forma sustentável e econômica

A pecuária pantaneira mato-grossense é tida hoje como um grande exemplo de conservação. O olhar diferenciado do pantaneiro para o bioma tem mostrado que é cada vez mais possível se desenvolver economicamente na região e de forma sustentável.

A pecuária pantaneira com olhar conservacionista é o tema do primeiro episódio da nova série do Canal Rural, MT Sustentável.

Localizada em Cáceres, a Fazenda Nossa Senhora do Machadinho é um dos exemplos do olhar diferenciado do pantaneiro para o bioma. A propriedade conta com pouco mais de três mil hectares de área que abrigam, atualmente, um rebanho de mil e trezentas cabeças. 85% da área fica dentro do Pantanal.

A fazenda foi herdada por Ida Beatriz Machado Miranda Sá em 2015 e tem ainda a área de reserva legal como outro aspecto interessante de se observar. No local o cuidado foi em não interferir no corredor ecológico, onde a fauna e a flora são mais abundantes.

“Nós pedimos suporte da Embrapa Pantanal. O professor Walfrido tem um mapeamento de todo o Pantanal, do corredor ecológico, e nos passou. E, eis que para nossa surpresa ela passava exatamente na metade da propriedade. Independente disso, não invalidou nosso projeto. Nós continuamos, perseveramos com essa ideia e a reserva legal vai ficar exatamente onde ela está”, diz Ida Beatriz.

+Canal Rural estreia nova série MT Sustentável nesta quarta-feira

mt sustentável pecuária pantanal mato grosso
Foto: Leandro Balbino/Canal Rural Mato Grosso

Licença da Sema para limpeza de área

São 2,8 mil hectares de vegetação nativa na fazenda. Com exceção da reserva legal, os outros locais podem ser explorados economicamente. Ida Beatriz revela já possuir licença da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) para limpar parte da área.

“Quem faz a limpeza vai com o celular com GPS e com um aplicativo que mostra exatamente onde tem que fazer a curva e até onde ele pode para não ocorrer algum tipo de dano e que possa acarretar tanto em dano ambiental quanto de dano econômico, porventura de uma notificação de algum problema que venha a ter”.

pecuária mato grosso mt sustentável pantanal
Foto: Leandro Balbino/Canal Rural Mato Grosso

Gestão diferenciada é outro exemplo

A gestão diferenciada é outro ponto para os bons resultados na pecuária pantaneira quanto a conservação.

“Quando se trata do bezerro tem o bem-estar animal. Primeiro contato, acalento com mais delicadeza. O nosso trato com todas as nossas matrizes é diferenciado também. A gente trabalha sempre nos horários mais tranquilos, com menos calor. E, com nossa equipe também”.

Conforme Ida Beatriz, a propriedade é toda mapeada com drone. Tal trabalho permite saber os locais dos piquetes e como eles estão quanto a questão de água.

+Projeto Fazenda Pantaneira Sustentável eleva índices zootécnicos na pecuária de MT

mt sustentável mato grosso pantanal pecuária
Foto: Leandro Balbino/Canal Rural Mato Grosso

Projeto Fazenda Pantaneira Sustentável

A Fazenda Nossa Senhora do Machadinho é uma das 15 propriedades participantes do projeto Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS), desenvolvido desde 2018 em Mato Grosso.

A ação é uma parceria da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Embrapa Pantanal, Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e Sindicatos Rurais.

Segundo Nilton Mesquita, gerente de relações institucionais da Acrimat, algumas das políticas públicas do Pantanal realizadas pela Sema-MT são baseadas em dados capturados dentro do projeto.

+Plantio da soja em Mato Grosso encerra marcado pela irregularidade climática

“Hoje, temos subsídios para dizer o que uma propriedade precisa dentro do Pantanal para ser rentável. A gente consegue proporcionar os dados necessários para políticas públicas, comprovação científica e desenvolvimento regional”, pontua Mesquita.

Ida Beatriz afirma que o boom de atores parceiros é importante para cada vez mais ser sustentáveis como uma forma de devolver a sociedade.

“Isso é muito importante, porque nós não somos um ator individual, nós somos pequenos médios e grandes produtores todos envolvidos com esse com esse olhar distinto e diferenciado para a sustentabilidade econômica social e ambiental”.

+Confira todos os episódios da série MT Sustentável

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real