DESENVOLVIMENTO

UFMT e universidade chinesa firmam parceria para criação de centro de tecnologia agrícola

O espaço irá promover o ensino da língua chinesa e fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico no campo das ciências agrárias em Mato Grosso

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Agrícola do Sul da China (SCAU) firmaram uma parceria para a criação do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola. O intuito é a promoção do ensino da língua chinesa, além de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico no campo das ciências agrárias em Mato Grosso.

A cerimônia de lançamento da unidade acontece nesta sexta-feira (21) a partir das 19h30 no Teatro Universitário da UFMT.

O reitor da UFMT, Evandro Aparecido Soares da Silva destaca a importância do convênio para Mato Grosso, principalmente pelo pioneirismo em ser o primeiro centro de Língua Chinesa no Brasil.

“O objetivo desse convênio, é promover a inter relação cultural, entre Brasil e China. Nós teremos o primeiro centro da língua chinesa no Brasil. E outro aspecto dessa aproximação é trocar conhecimento científico tecnológico e, a partir daí, buscar inovações na área não apenas das agrárias, mas no desenvolvimento científico tecnológico no sentido amplo”, afirma o reitor.

O professor do Núcleo de Relações Internacionais do Estado de Mato Grosso (Nurimat), Lucas Sousa, reforça esse fortalecimento quanto a cooperação acadêmica e cultural entre as instituições e comunidades.

“A criação do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola representa um marco importante para a internacionalização da UFMT e para o fortalecimento das relações entre Mato Grosso e a China. Estamos confiantes de que essa parceria trará grandes benefícios para a comunidade acadêmica, além de promover o intercâmbio de conhecimento e cultura”, destaca.

Atuação em conjunto

Como parte da parceria, a SCAU enviará um professor da China para conduzir as atividades. Além disso, o centro contará com uma direção local, representada pela professora Caroline Pereira de Oliveira, coordenadora de Línguas Aplicadas à Internacionalização da Secretaria de Relações Internacionais (SECRI).

Outro foco do centro será o desenvolvimento tecnológico, por meio de pesquisas e eventos de cooperação internacional envolvendo pesquisadores da UFMT, de outras universidades do estado e parceiros chineses, especialmente da SCAU.

O lançamento do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola representa um passo significativo na promoção da cooperação acadêmica e cultural entre Mato Grosso e a China, estimulando o intercâmbio de conhecimento, o avanço tecnológico e o fortalecimento dos laços bilaterais.

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile