Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

COMPROMISSO AMBIENTAL

Agro paraense mostra força da sustentabilidade durante visita de diplomatas

Intercâmbio da CNA apresentou práticas na produção de alimentos, preservação ambiental, sustentabilidade e geração de renda na Amazônia

Créditos CNA
Créditos CNA

A 10ª edição do programa AgroBrazil, iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), que promove intercâmbio de diplomatas e representantes de organismos internacionais para apresentar práticas do agronegócio brasileiro, reuniu participantes para conhecer o setor e a sustentabilidade no estado do Pará.

Em visitas a propriedades rurais, cooperativas e agroindústrias em Belém, Paragominas e Tomé-Açu, o programa destacou o compromisso do agro com práticas sustentáveis e a integração entre produção de alimentos, preservação ambiental e geração de renda.

Inovação e sustentabilidade

Durante seis dias, a comitiva acompanhou projetos que unem inovação e sustentabilidade, como fábricas de chocolate de cacau nativo, agroindústrias de dendê que recuperam áreas degradadas, sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e colheita de açaí com robôs. Também visitaram indústrias de madeira que operam só com matéria-prima reflorestada e experiências de agricultura familiar que integram lavouras e espécies florestais.

Fernanda Maciel, diretora adjunta de Relações Internacionais da CNA, destacou que o intercâmbio reforça a imagem do agronegócio brasileiro como referência em sustentabilidade e segurança alimentar. “Mostramos aos diplomatas a força da agricultura tropical sustentável e o papel essencial do produtor rural para alimentar o mundo preservando o meio ambiente”, afirmou.

Os visitantes observaram ainda a diversidade produtiva, desde monoculturas de grãos e reflorestamento de eucalipto até sistemas agroflorestais e cooperativos. Para Felipe Spaniol, coordenador de Inteligência Comercial da CNA, o intercâmbio evidenciou a geração de renda para pequenos produtores e a integração da produção com a preservação ambiental. “Mostramos ao mundo que o Brasil produz com diversidade, sustentabilidade e inclusão”, disse.

Sair da versão mobile