Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

MEIO AMBIENTE

Ação coordenada recolhe embalagens de defensivos agrícolas

Ação recolheu mais de 195 mil embalagens em diversas regiões da Bahia

embalgens defensivos agrícolas, separação, destinação de resíduos
Foto: Divulgação/Adab

Uma ação itinererante recolheu emabalagens vazias de defensivos agrícolas, desta vez, nos territórios Chapada Diamantina, Bacia do Paramirim e Sertão Produtivo.

De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o objetivo é garantir o descarte correto desses materiais, prevenindo riscos de contaminação ambiental e assegurando a sustentabilidade da produção agrícola.

Segundo a Adab, durante todo o mês de setembro, a ação percorreu 14 municípios e recolheu mais de 195 mil embalagens.

A iniciativa coordenada pelo Sistema Campo Limpo, tem parceria da Adab com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (INPEV), a Associação de Revendedores de Produtos Agropecuários do Sudoeste (Aras), a Associação dos Irrigantes do Projeto Brumado (Adib) e prefeituras municipais.

O Recebimento Itinerante (RI) facilita o acesso de agricultores de diferentes regiões, colocando em prática a logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas.

Foto: Divulgação/Adab

As datas e locais são divulgados com antecedência para que os agricultores se preparem para fazer a devolução.

A Adab informou que alerta sobre a importância da realização da tríplice lavagem ou a lavagem sob pressão no momento de preparação da calda, seguida do armazenamento temporário das embalagens na propriedade, até que possam devolvê-las ao Sistema.

Ao final do processo, os agricultores recebem o comprovante de devolução no ato da entrega do material no local de RI, e о Sistema transporta as embalagens recebidas até suas unidades fixas (postos ou centrais) para, em seguida, realizar a destinação ambientalmente correta.

A próxima ação neste mês de outubro, será nos territórios Vale do Jequiriçá, Extremo Sul e Litoral Norte e Agreste Baiano.


Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Siga o Canal Rural Bahia no Instagram e nos envie uma mensagem.

Sair da versão mobile