
A comissão organizadora da Barra Agroshow, feira de agronegócio realizada em Barra (BA), entre os dias 4 e 6 de setembro, divulgou nesta quarta-feira (24), que a primeira edição do evento movimentou mais de R$ 32 milhões em negócios e recebeu 12 mil visitantes.
Para os organizadores os números refletem que em sua primeira edição, o evento já se consolidou no calendário do setor baiano, destacando-se pela inovação e pelo fortalecimento de uma nova fronteira agrícola.
Com 84 expositores e mais de 120 marcas presentes, a Feira se firmou como palco para oportunidades de negócios, geração de conhecimento e troca de experiências entre produtores, empresários, pesquisadores, estudantes e representantes de diferentes elos das cadeias produtivas regionais.
A programação contou com quase 30 palestras abordando temas diversos ligados à agricultura.
Segundo o presidente da Barra Agroshow e do Sindicato dos Produtores Rurais de Barra, Marco Caviola, o evento abriu novas perspectivas para o Médio São Francisco e para toda a Bahia.
“Recebemos aqui grandes especialistas brasileiros, com conhecimento em técnicas avançadas de produção e manejo, que compartilharam experiências e tiraram dúvidas. Esse conteúdo terá impacto direto na nossa produção e abrirá novas portas”, destacou Caviola.
Agricultura familiar
O dirigente ressaltou também a integração entre o comércio e a agricultura familiar, com a participação de mais de 25 produtores locais que puderam apresentar seus produtos.
Além disso, outro marco apontado pelos orgnizadores foi a realização do I Encontro Mulheres do Agro, no dia 5 de setembro.
“Nunca em Barra vimos um movimento tão expressivo de mulheres, desde líderes do setor até agricultoras familiares. Esse protagonismo é reflexo da força e do alcance da Feira”, completou Caviola.
Solidariedade
Por fim, o evento também deixou sua contribuição social: mais de três toneladas de alimentos foram arrecadadas na entrada do evento e destinadas a cinco instituições de Barra.
- Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Wanderley
- Lar dos Idosos de Barra
- Ação Solidária Adventista-ASA
- Obra Social Madre Regina
- Associação dos Pequenos Trabalhadores Rurais do Barro Vermelho.
“Foi uma forma de devolver à cidade toda a prosperidade que ela nos proporciona”, ressaltou o presidente Marco Caviola.
Localizada no Oeste da Bahia, na região do Médio São Francisco, Barra é reconhecida pelo cultivo de frutas irrigadas e apresenta forte potencial para culturas como cacau, uva, manga, citros e pecuária.
Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Siga o Canal Rural Bahia no Instagram e nos envie uma mensagem.