MISSÃO COMPRADORES

Executivos de seis países visitam fazenda de algodão na Bahia

Comitiva passou pelo Oeste da Bahia e reúne representantes de países que compram cerca de 85% das exportações brasileiras

Missão Compradores, executivos, abrapa, internacional, algodão
Imagem: Carlos Rudiney/Abrapa

Executivos de indústrias têxteis da China, Índia, Paquistão, Bangladesh, Vietnã e Turquia estão no Brasil para conhecer de perto as fazendas produtoras de algodão e o processo produtivo da pluma brasileira através do projeto “Missão Compradores”.

Nesta terça-feira (5), o grupo visitou uma propriedade e instalações da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), no Oeste da Bahia, uma das principais regiões produtoras do país.

A missão, composta por 20 representantes, é organizada pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em parceria com a ApexBrasil e a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).

Juntos, os seis países representados na comitiva foram responsáveis por 84,9% das exportações brasileiras de algodão no ano comercial 2024/25.

Durante a visita à Fazenda Sete Povos, no município de São Desidério, os executivos conheceram parte dos quase 15 mil hectares da atual safra de algodão e conheceram tecnologias e práticas sustentáveis adotadas pelos produtores.

Para o proprietário da fazenda Marcelino Flores, um dos produtores mais antigos da região, o projeto ressalta a capacidade técnica da agricultura no Brasil.

“É muito bom porque no Brasil, considerado um país de terceiro mundo, eles podem conhecer o nível de profissionalismo que nós temos. Isso para nós é uma satisfação muito grande mostrar”, disse.

Shailesh Patil, executivo da Índia, elogiou as fazendas e a fibra brasileira, além disso, também exaltou o potencial de crescimento da cotonicultura no Brasil.

“É minha primeira vez visitando fazendas brasileiras e estou achando incrível. É um algodão fantástico! Nós sabemos da capacidade que o Brasil tem para produzir”, disse Patil. 

Sob o mesmo ponto de vista, da China, Sophie Su, destacou o empenho dos produtores brasileiros:

“É minha segunda vez vizitando fazendas aqui e é revigorante. Nesta semana vimos o esforço dos produtores brasileiros e nós respeitamos isso”, destaca Su.

Missão Compradores, executivos, abrapa, internacional,
Imagem: Guilherme Soares/Canal Rural BA

De acordo com a Abrapa, em 2024, foram embarcadas 2,680 milhões de toneladas de pluma ao exterior. Neste ano, antes mesmo do fechamento de julho, o Brasil já negociou 2,689 milhões de tonedas.

Gustavo Piccoli, presidente da instuição destacou que as práticas sustentáveis