
O fogo que há dias tem causado estragos no Matopiba deixou os moradores de Barreiras, no Oeste da Bahia, assustados na noite desta quinta-feira (9). Um incêndio florestal de grandes proporções na Serra da Bandeira pôde ser visto de vários pontos da cidade.
Ainda durante o dia, a fumaça já anunciava o que poderia acontecer com o passar das horas. À noite, ficou evidente a proporção do incêndio.
De acordo com o Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nos primeiros dez dias de outubro a Bahia registrou 1.350 focos de queimadas.
Barreiras está entre os 30 primeiros municípios baianos com maior número de focos, sendo que outros 11, são da região Oeste. Riachão das Neves tem o maior registro (181 focos), seguido de Barra (91 focos), Jaborandi (78 focos) e São Desidério (62 focos).
Confira na lista abaixo os demais municípios afetados:
Nas redes sociais, vídeos do incêndio ganharam repercussão. “Todos os anos a mesma coisa, faltando trabalho de conscientização, fiscalização efetiva e punição”, escreveu a internauta Fernanda Henn em uma publicação na página Barreiras Desenvolvimento.
Em nota, o 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM) informou que foi acionado à noite para combater o incêndio em vegetação que atingia a Serra da Bandeira, nas proximidades das torres de comunicação.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo se alastrava rapidamente pela vegetação seca e representava risco às estruturas instaladas no alto da serra.
Diante da gravidade da situação, uma viatura e um caminhão de combate a incêndio foram deslocados para o local.
O acesso foi realizado pela estrada do aeroporto, com o objetivo de impedir que as chamas alcançassem o conjunto de torres.
Além disso, a operação contou com o apoio de brigadistas do Prevfogo, que atuaram de forma conjunta com os bombeiros.
Graças ao trabalho intenso e coordenado das equipes, o incêndio foi controlado e as instalações foram preservadas.
Em 2024, a Serra da Bandeira também sofreu com queimadas. No dia 30 de setembro, o fogo atingiu a vegetação nas proximidades da pista do Aeroporto Regional de Barreiras.
Conscientização
As queimadas na região Oeste da Bahia, assim como em todo o Matopiba, são um problema recorrente. Todos os anos, o fogo coloca em risco o Cerrado e todos que habitam um dos maiores biomas do país.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Canal Rural Bahia produziu a série especial “Cerrado Sem Fogo”, com quatro reportagens especiais exibidas na programação da TV e no programa Planeta Campo.
Com o objetivo de alertar e cobrar as autoridades, o projeto promove também a prevenção e a conscientização para evitar a destruição do bioma pelo fogo.
Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Siga o Canal Rural Bahia no Instagram e nos envie uma mensagem.