Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

INVESTIMENTOS

Estatal da China faz reunião com Ministério dos Transportes de olho em leilões de ferrovias

Chineses manifestaram interesse na pelo corredor Fico-Fiol, que vai integrar regiões exportadoras do país

ferrovias
Foto: Agência Senado

O secretário nacional de Transporte Ferroviário, do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro, se reuniu com representantes da empresa estatal chinesa CCCC (China Communications Construction Company Limited) na terça-feira (19) para para discutir investimentos no setor ferroviário brasileiro.

A expectativa é que a colaboração entre Brasil e China contribua para a modernização e expansão da malha ferroviária nacional, promovendo a redução dos custos logísticos, o fortalecimento da infraestrutura e a criação de rotas alternativas para o escoamento de grãos e minérios.

Em julho, os governos dos dois países assinaram uma parceria para permitir a ligação do Brasil com o porto de Chancay, no Peru, a fim de facilitar as exportações brasileiras para China, reduzindo tempo e custos.

Durante o encontro, também foi abordada a possibilidade de implementação de modelos de negócios inovadores, como o Transit Oriented Development (TOD), que combina projetos ferroviários com exploração imobiliária.

“Estamos avaliando essa possibilidade para futuros projetos de transporte de passageiros no Brasil”, disse o secretário.

Leilões

O diretor externo da CCCC Limited, Liu Hui, expressou o interesse da empresa no setor ferroviário brasileiro em acompanhar os leilões e roadshows promovidos pelo Ministério dos Transportes.

“Vamos manter a troca de informações e continuar próximos aos projetos em andamento, principalmente o corredor Fico-Fiol, pois queremos entender melhor e participar dos estudos, a fim de trazer soluções técnicas e econômicas”, declarou.

O corredor Fico-Fiol é um projeto do governo federal que pretende conectar a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). A iniciativa tem como objetivo formar um grande corredor de exportação brasileiro. Este corredor também cruza com a Ferrovia Norte-Sul e conecta as regiões produtoras do Centro-Oeste e Oeste brasileiro diretamente a portos importantes, passando pelos estados de Mato Grosso, Goiás e Bahia.

Sair da versão mobile