
Após diversas especulações nas redes sociais sobre o possível retorno do Horário de Verão, o governo federal se pronunciou oficialmente sobre o tema. Em nota divulgada na última sexta-feira (3) pela Secretaria de Comunicação Social, o governo afirmou que são falsas as informações sobre a adoção do Horário de Verão neste ano.
“É falso que o governo do Brasil tenha decidido adotar o Horário de Verão. Historicamente, o Horário de Verão tinha como principal objetivo a redução do consumo de energia elétrica, a partir do melhor aproveitamento da luz natural com o adiantamento dos relógios em uma hora. Em 2019, verificou-se que o Horário de Verão havia deixado de produzir os benefícios energéticos esperados, em função da mudança nos hábitos de consumo da população e da intensificação do uso de equipamentos de refrigeração durante a tarde. Assim, a máxima de energia havia deixado de ocorrer no período noturno, passando a se concentrar por volta das 15h, o que comprometia a efetividade da política”, diz a nota.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Apesar de negar o retorno neste momento, o comunicado ressalta que o Ministério de Minas e Energia (MME) segue avaliando periodicamente o tema e não descarta a possibilidade de retomada da medida no futuro.
“O setor elétrico continua passando por mudanças significativas, especialmente em função da transição energética e das mudanças climáticas. Por isso, o Ministério de Minas e Energia, no âmbito do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), continuará avaliando periodicamente a adoção do Horário de Verão, com vistas a garantir a segurança e a confiabilidade do suprimento eletroenergético no país”, conclui o comunicado.