Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

RESPOSTA AO TARIFAÇO

Governo inicia processo para aplicação da Lei da Reciprocidade contra os EUA

Itamaraty acionou a Camex, que terá até 30 dias para apresentar um relatório avaliando se a medida pode ser utilizada

palácio do itamaraty - ministério das relações exteriores - agência brasil
Foto: Agência Brasil

O governo brasileiro deu início às tratativas para aplicar a Lei da Reciprocidade Econômica contra os Estados Unidos, em resposta às tarifas adicionais de 50% impostas pelo país norte-americano sobre exportações brasileiras.

A decisão foi autorizada pelo presidente Lula e prevê a abertura de consultas formais para avaliar quais medidas podem ser adotadas. O processo envolve o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), a Câmara de Comércio Exterior (Camex) e os ministérios da Casa Civil e da Fazenda.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

A Camex terá até 30 dias para elaborar um relatório técnico sobre os impactos do tarifaço e indicar possíveis contramedidas. Entre as alternativas estão a adoção de tarifas adicionais contra produtos e serviços americanos ou ações relacionadas à área de propriedade intelectual.

Os Estados Unidos devem ser notificados oficialmente já nesta sexta-feira (29) sobre o início do processo. Caso haja base legal, será criado um grupo de trabalho específico para definir as medidas de retaliação.

Em entrevista à imprensa, no México, na quinta-feira (28), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Geraldo Alckmin, destacou que a aplicação da lei busca “acelerar o diálogo e as negociações” com Washington. Ele ressaltou que o Brasil pretende usar a medida como forma de pressão estratégica, diante da ausência de respostas do governo norte-americano a pedidos de reunião.

Sair da versão mobile