Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

GUERRA TARIFÁRIA

Governo resolve consultar OMC sobre tarifaço de Trump

Camex aprovou abertura de uma consulta formal à Organização Mundial do Comércio

Geraldo Alckmin
Foto: Agência Brasil

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, anunciou na segunda-feira (4), em entrevista à imprensa, que o conselho de ministros da Camex (Câmara de Comércio Exterior) aprovou a abertura de uma consulta formal à OMC (Organização Mundial do Comércio) contra os Estados Unidos. A medida é uma etapa anterior a eventual abertura do mecanismo de julgamento dentro da organização.

A edição desta terça-feira (5) do Diário Oficial da União já traz uma resolução autorizando o Ministério da Relações Exteriores a acionar a OMC ( Organização Mundial do Comércio) sobre o tarifaço.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

“Conselho de ministros da Camex aprovou o Brasil entrar com a consulta na OMC. Aí o presidente Lula agora vai decidir como fazê-lo. Estamos desde março negociando com os Estados Unidos. Claro que, por nós, não teria nenhuma taxação de 50%. Até porque não se justifica”, afirmou Alckmin.

O Ministério das Relações Exteriores pretende argumentar na OMC que o tarifaço de Donald Trump contra o Brasil representa “sério risco à arquitetura internacional de comércio” e descumpre obrigações dos Estados Unidos com os acordos da entidade, além de carecer de fundamentos técnicos.

Sair da versão mobile