Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

FALTAM 2 DIAS

Lula diz que está tentando conversar com Trump, mas presidente dos EUA não quer

Em entrevista ao New York Times, presidente do Brasil diz que país está preocupado com tarifaço

presidente Lula aumento IOF
Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom

A dois dias do tarifaço, o presidente Lula declarou em entrevista ao jornal New York Times que tem tentado contato com o Donald Trump para falar sobre a tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras impostas pelos EUA, mas não tem obtido sucesso. De acordo com o presidente do Brasil, “ninguém quer conversar”.

Lula ainda disse ao jornal que designou o vice-presidente Geraldo Alckimin, e os ministros da Agricultura e da Fazenda para negociar com o governo norte-americano.

O chefe do Planalto destacou na conversa que a medida tomada pelos EUA deixa o Brasil “preocupado”, mas não com “medo”. “Nos sabemos o poder econômico dos EUA, reconhecemos o poderio militar dos EUA, reconhecemos a grandeza tecnológica dos EUA”, disse Lula. “Mas isso não nos deixa com medo.”, complementou

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

O mandatário brasileiro também destacou que é preciso encontrar um “meio termo” nas negociação com o governo de Trump. “Nas negociações políticas entre dois países, a vontade de nenhum deve prevalecer. Nós sempre precisamos encontrar um meio termo. Isso não é alcançado ‘estufando o peito’ e gritando coisas que você não pode entregar, nem abaixando a cabeça e simplesmente dizendo ‘amém’ a qualquer coisa que os Estados Unidos quiser”.

Discussão comercial

Sobre as ameaças do Donald Trump em relação a decisões do judiciário brasileiro, Lula disse que a Justiça é independente e que o presidente americano precisa separar política de questões econômicas.

“Eu acho que é importante que o Trump considere: se ele quer ter uma briga política, então vamos ter uma briga política. Se ele quer falar de comércio, então vamos sentar e conversar sobre comércio. Mas você não pode misturar os dois”.

Sair da versão mobile