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COMÉRCIO INTERNACIONAL

Porto de Paranaguá vai ganhar três novos terminais

Edital de licitação deve sair até final de 2024. Novas estruturas vão atender graneis sólidos vegetais

Porto de Paranaguá, PR. Foto: Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina/ PR
Porto de Paranaguá, PR. Foto: Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina/ PR

A Portos do Paraná se prepara para atender a demanda crescente da movimentação de cargas, a exemplo do aumento de 12% neste primeiro quadrimestre de 2024, em relação ao mesmo período de 2023. Uma das estratégias é a construção de três novos terminais no Porto de Paranaguá. Os editais licitação serão publicados até o fim deste ano. Serão terminais para atender a movimentação de granéis sólidos vegetais, como soja, farelo de soja, milho, açúcar e trigo.

Para auxiliar na gestão e governança, em busca maior eficiência na operação, os portos paranaenses contam com duas ferramentas para reunir dados e otimizar o comércio internacional marítimo. O Port Community Sistem (PCS), uma plataforma eletrônica que conecta os múltiplos sistemas operados pelos operadores portuários na cadeia multimodal de transporte e logística. Ela otimiza, gerencia e automatiza processos portuários e logísticos, em um canal integrado de informações e dados, conectando transporte e cadeias logísticas.

A outra ferramenta já utilizada é o VTBS, um sistema integrado de radares marítimos que dá a visão de tudo o que acontece no mar. “Os portos vêm se preparando cada vez mais, a fim de atender essa demanda crescente de movimentação, com estratégicas de alta tecnologia, licitações de novos terminais, malha ferroviária e rodoviária, com olhos nos próximos dez anos”, explica o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luíz Fernando Garcia.

Em outra frente, conta Garcia, Paranaguá segue ampliando as parcerias com portos internacionais, como as alianças já firmadas com Rotterdam na Holanda e Valência na Espanha. O diretor-presidente destaca o ganho operacional que virá com o “Moegão”, obra em andamento com investimentos de R$ 600 milhões, financiada pelo BNDES, que vai aumentar a capacidade de receber cargas ferroviárias.

Os portos paranaenses movimentaram 21,37 milhões de toneladas de janeiro a abril, contra 19,06 milhões de toneladas no mesmo período do ano passado. O destaque em volume vai para a exportação de açúcar, com 1,64 milhão/t, representando um crescimento de 119% em relação à 2023 (747 mil/t). Garcia explica que as condições de mercado internacional, o sucesso da safra brasileira, aliados à safra não tão boa quanto o esperado na Índia, favoreceram a este aumento na exportação de açúcar.

A soja foi outro produto com performance positiva no período jan/abr de 2024, com incremento de 35% dos embarques, de 3,7 milhões para 4,9 milhões de toneladas.

A estrutura portuária do Paraná conta ainda com investimentos da ordem de R$ 10 bilhões nos próximos sete anos. Os recursos serão garantidos principalmente por parte da concessão das rodovias do lote 2, que levam ao porto, nas licitações da malha ferroviária sul, cujo contrato atual será encerrado em janeiro de 2027. “Existem discussões sobre a renovação ou antecipação da nova concessão, agilizando o processo de melhoria das ferrovias”, diz Garcia.

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