RELAÇÕES COMERCIAIS

'Gostei da ligação, nossos países irão muito bem juntos', diz Trump sobre conversa com Lula

Presidente dos EUA relatou como foi a reunião que teve por telefone com o mandatário brasileiro

Donald Trump
Foto: Divulgação Casa Branca

Após conversar com uma Lula por vídeo chamada na manhã desta segunda-feira (6), o presidente do Estados Unidos, Donald Trump, publicou em sua rede social, Truth Social, que a conversa com o chefe de Estado brasileiro foi muito boa. O líder norte-americano ainda disse que a conversa teve como foco a economia e o comércio entre os dois países e que novas reuniões entre eles devem acontecer em breve.

Publicação feita por Donald Trump na Truth Social sobre conversa com Lula

“Nesta manhã, eu fiz uma chamada telefônica muita boa com o presidente Lula, do Brasil. Nós discutimos muitas coisas, mas a conversa focou principalmente na economia e no comércio entre os dois países”, declarou o norte-americano. “Nós teremos futuras discussões e nos reuniremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Eu gostei da ligação — nossos países irão muito bem juntos!”.

Retirada das sobretaxas

Por meio de nota, o Palácio do Planalto se manifestou sobre a conversa entre Lula e Trump. Segundo o comunicado , o presidente brasileiro solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Ainda de acordo com a nota, o Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Também durante o telefonema, Lula e Trump combinarma de se reunir pessoalmente em breve.

O presidente brasileiro sugeriu para o líde norte-americano de realizar o encontro na Cúpula da Asean, na Malásia, que será realizada no fim do mês.