Diversos

5G: edital do leilão será votado pelo Tribunal de Contas da União em agosto

Após ser aprovado por ministros do TCU, a expectativa é de que o texto seja publicado para inscrição das empresas em até sete dias

O Tribunal de Contas da União (TCU) antecipou o prazo de análise e, com isso, o edital do leilão do 5G será votado no dia 18 de agosto. O edital já estava em análise pelo órgão há oito meses. Após aprovado pelos ministros do TCU, a expectativa do ministro de Comunicações, Fábio Faria, é de que o edital seja publicado pela Anatel, para a inscrição das empresas, em até sete dias.

O avanço do leilão é esperado pelo setor agro pela previsão de aumento da conectividade no campo. Entre as contrapartidas exigidas das empresas, que ganharem a disputa, está o fornecimento de tecnologia 4G em localidades afastadas, zonas rurais, rodovias e a migração do sinal da TV parabólica.

Durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, a reportagem do Canal Rural questionou o ministro sobre os pontos de testes com antenas de 5G em áreas rurais.

“Nós estamos avançando. Teremos 20 pontos no país que serão doados pelas empresas de telecomunicações. O próximo ponto é Londrina (PR), na Embrapa, em agosto. E não será só nas áreas rurais. Teremos pontos também com ministério de infraestrutura. O ministro Tarcísio de Freitas está escolhendo alguns pontos. Vamos levar para portos, aeroportos para que a população tenha noção do que vai ocorrer com o 5G”, disse Faria.

Ainda segundo o ministro, com a chegada do 5G, o setor produtivo poderá aumentar o seu desempenho. “O agro terá mais eficiência, mais economicidade e por isso estamos fazendo alguns pontos de teste. A Frente Parlamentar da Agropecuária está acompanhando e sabe que precisamos urgentemente do 5G para que possamos ficar cada vez mais competitivos em relação aos outros países”, destacou.