Agricultura familiar gera 77% dos empregos no setor agrícola

Evento no Rio de Janeiro vai discutir programas de governo direcionados ao setorA agricultura familiar se destaca como um dos setores da economia que mais cresce na produção de alimentos, geração de riquezas e em distribuição de renda. Ela é hoje uma das principais atividades geradoras de trabalho e renda na América Latina e no Caribe, segundo o relatório "Perspectivas da Agricultura e do Desenvolvimento Rural nas Américas 2014: uma visão para a América Latina e Caribe", produzido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e pelo Instituto Inter

No Brasil, a agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos que estão nas mesas dos brasileiros e emprega 77% das pessoas envolvidas com o setor agrícola.

• Veja mais notícias sobre agricultura familiar

Green Rio 2014

A Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), discutirá a importância do trabalho das famílias no campo para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro e quais programas têm sido implementados para incentivar esse setor produtivo.  

No encontro os produtores poderão saber mais sobre o Programa Mais Alimentos, uma linha de crédito do Pronaf que financia investimentos para a modernização da propriedade rural familiar a juros subsidiados, incluindo a aquisição de máquinas e equipamentos.

Através do Mais Alimentos, é possível financiar a compra de tratores de até 80 cavalos, direcionados para a agricultura familiar, com taxa de 2% ao ano, carência de até três anos e prazo de pagamento de até uma década.  Esses tratores de menor potência já respondem por 60% das unidades vendidas no país. O universo de potenciais compradores de tratores na linha Mais Alimentos está entre 260 mil e 300 mil produtores familiares.

O evento acontece nos dias 7 e 8 de maio.