Agricultura

Agricultura brasileira tem 1.500 drones enquanto a China já usa 100 mil

Se o produtor brasileiro tivesse o mesmo número de drones dos chineses, a cobertura chegaria a mais de 80% da área plantada

O Brasil tem por volta de 1.500 mil drones operando na agricultura, ao passo que a China conta com pelo menos 100 mil desses equipamentos atuando no campo. A informação é do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), com base no estudo “Drones: China, Brasil e as tendências do mercado”.

Se o Brasil tivesse o mesmo número que o dos chineses, esse total cobriria pelo menos 81% de toda a área cultivada no Brasil, avalia o Sindag.

O sindicato observa também que, na China, drones têm subsídios estatais desde 2014 e, no Brasil, todo equipamento é importado do gigante asiático e não há uma política para desenvolver o setor. “A China detém 70% do mercado mundial de aeronaves remotas”, comenta o sindicato.

Ainda para as empresas que lidam com drones no Brasil, “o maior acesso dos produtores a essa tecnologia esbarra na carga tributária e na falta de incentivos para a indústria daqui produzir seus próprios componentes”.

O setor espera, para abril, a regulamentação do Ministério da Agricultura para o uso das chamadas aeronaves remotamente tripuladas (ARP) no trato de lavouras.

Construída ouvindo o setor aeroagrícola, a própria indústria de drones e outros segmentos do setor produtivo, as normas devem colocar os equipamentos remotos como um segmento da aviação agrícola – por sua vez o único para o trato de lavouras com regulamentação específica no país, diz o Sindag.

De bem com a comida