Agricultura

Produtora colhe alface gigante de 1,1 kg e 48 cm: 'Rendeu mais de 20 refeições'

Plantado ainda no início do mês e colhido no último sábado, 17, a produtora se espantou com o tamanho da hortaliça

Foto: Felipe Ghellar/ Arquivo Pessoal

Uma salada para mais de 20 pessoas. Esse foi o rendimento de um pé de alface do tipo Americana de mais de 1 quilo  e 48 centímetros colhido pela produtora Ana Ghellar, moradora da cidade de Tuparendi, interior do Rio Grande do Sul. Plantado ainda no início do mês e colhido no último sábado, 17, a produtora se espantou com o tamanho da hortaliça.

Acostumada a colher alfaces de no máximo 100 gramas, o gigante logo se destacou em meio aos demais.  “Nunca tinha visto um desse tamanho em mais de trinta anos trabalhando com agricultura. Logo nos primeiros dias de plantio notei que o tamanho estava diferente dos outros da horta, até por isso, não colhi de imediato”, revela a produtora.

Foto: Felipe Ghellar/ Arquivo Pessoal

Segundo Ana, não houve cuidados especiais na hora do plantio e nem mesmo durante o cultivo. E as sementes, foram compradas na mesma cooperativa local de sempre. “Usamos o mesmo adubo orgânico dos outros. A rega e o manejo também foram iguais. Todos cresceram na mesma estufa, mas esse quis chamar mais atenção”, brinca  Ana Ghellar.

Foto: Felipe Ghellar/ Arquivo Pessoal

Unindo o útil ao agradável, a produtora, que até recebeu ofertas de compra para o alface, decidiu fazer uma salada para complementar o almoço de aniversário de um familiar, que aconteceu no último domingo, 18. “Mais de 20 pessoas comeram salada feita com ele. Além disso, eu também dividi com uma das minhas irmãs, que está comendo alface há uma semana. Mas ainda tem uma boa quantidade para ser consumida durante essa próxima semana. Vamos dividir também com nossos vizinhos.”, diz.