Algodão

'Algodão que Aquece' ensina sobre a cultura do algodão na Bahia

A iniciativa, que faz parte de um projeto pedagógico que ensina sobre a cultura do algodão nas escolas, distribui agasalhos feitos com 100% algodão

Os meses de frio intenso no oeste da Bahia estão se aproximando e muitas crianças sofrem com as temperaturas mais baixas.

Para ajudar a aquecer os lares baianos através da fibra do algodão, o Núcleo das Mulheres do Agro criou o projeto social ‘Algodão que Aquece‘.

A iniciativa, que faz parte de um projeto pedagógico que ensina sobre a cultura do algodão nas escolas, distribui agasalhos feitos com 100% algodão para crianças carentes em comunidades rurais da região.

Desde sua criação em 2018, o projeto já atendeu mais de 14 mil crianças em muitos municípios do oeste da Bahia.

Além de aquecer as crianças, o projeto pedagógico trabalha para valorizar a agricultura local. “Cada vez mais a gente consegue estruturar o projeto na questão pedagógica, na formação de professores”, explica Suzana Viccini, presidente do Núcleo das Mulheres do Agro.

Os professores do projeto, como Lourivaldo Batista, são as principais pontes para o conhecimento e trabalham propostas pedagógicas com os pequenos. “A gente trabalha com as crianças para elas saberem a importância do algodão, como acontece a cultura, como foi a chegada do algodão até a nossa cidade”, afirma Lourivaldo.

O ‘Algodão que Aquece’ já passou por muitos municípios e só em 2022, foram contempladas 60 escolas da região. Com a proximidade dos meses mais frios, a iniciativa é uma forma importante de aquecer os lares e ensinar sobre a cultura local.