Argentina substitui limite de exportação de milho por novo mecanismo Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Argentina substitui limite de exportação de milho por novo mecanismo

O ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca reuniu-se nesta terça-feira, 12, com cerca de 32 representantes da agroindústria argentina

Porto de Buenos Aires, na Argentina
Porto de Buenos Aires. Foto: Governo da Argentina

O governo da Argentina retrocedeu na decisão de impor um limite para o milho exportado do país e vai “substituir o limite de 30 mil toneladas do cereal por acompanhamento do saldo exportável, para chegar ao entroncamento sem tensão”. Ao mesmo tempo, reforçou o compromisso com a iniciativa privada, de garantir abastecimento e preços do cereal para o mercado interno.

“Para o governo federal, a prioridade é desvincular os preços internos da dinâmica dos preços internacionais, enquanto seja possível continuar fortalecendo o desenvolvimento do setor e as exportações”, afirmou em comunicado o ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca, Luis Basterra.

O ministro reuniu-se nesta terça-feira, 12, com cerca de 32 representantes da agroindústria. Entre outras decisões divulgadas pelo governo argentino estão um “acordo de longo prazo com os setores consumidores e fornecedores de milho, em consonância com o Programa Nacional de Preços, para a dissociação entre os mercado internacional e fornecimento para a indústria interna de milho”.

No encontro, produtores e governo firmaram um “entendimento onde as partes concordaram em estabelecer um espaço de diálogo permanente”, informou o governo em comunicado oficial no site do ministério da Agricultura.

O objetivo é dar maior previsibilidade às necessidades de cada setor envolvido em questões como o abastecimento interno, preços e marketing.

Sair da versão mobile