Arroz

Arroz: no RS, níveis das barragens preocupam regiões produtoras, diz Irga

Segundo informações de produtores da região, a estimativa é que as barragens tenham em média apenas 30% da sua capacidade de armazenamento

Produção de arroz contará com seguro
Foto: Pixabay

Os níveis das barragens seguem muito baixos para áreas produtoras de arroz. Embora nos últimos dias muito tenha sido noticiado sobre chuvas fortes, tempestades e enchentes, associados a passagem de dois ciclones extratropicais sobre o Rio Grande do Sul, o fato é que a atuação desses sistemas se concentrou mais sobre o Norte do Estado e, portanto, as chuvas fortes não atingiram as regiões de arroz do Sul e Oeste gaúchos, afirmou o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Segundo informações de produtores da região, a estimativa é que as barragens tenham em média apenas 30% da sua capacidade de armazenamento.

O sinal de alerta acendeu para os rizicultores em relação ao risco de este ano não recuperarem plenamente os níveis das barragens, no momento que não foram beneficiados com as fortes chuvas de julho que assolaram o Estado. Em curto prazo, não há expectativa de reversão desse quadro.

As previsões para o restante de julho e para agosto não são muito favoráveis para ocorrerem chuvas fortes nas áreas produtoras de arroz do Sul e Oeste do Rio Grande do Sul.

Nesta semana, especificamente, o tempo fica mais seco e mais frio, por causa de uma massa de ar polar que não consegue se deslocar muito e é logo empurrada para o oceano. Um bloqueio atmosférico se instala no Oceano Pacífico e deve também prender as chuvas mais sobre o Uruguai e áreas adjacentes. As informações são do Irga com Somar Meteorologia.